Quem somos

Somos um grupo multidisciplinar de pesquisadores interessados em entender como o espaço urbano influencia a saúde de seus moradores. Como as condições ambientais tais como clima, relevo, arborização e níveis de poluição diferentes estão relacionados com a nossa saúde? Como a organização da cidade pode induzir a comportamentos sedentários ou à prática de deslocamento ativo? E a violência? Como pode alterar nossos hábitos diários? Qual o impacto para a saúde de morar em um bairro com baixo nível socioeconômico? E como essas características interagem entre si? Esses são os tipos de perguntas que guiam o nosso trabalho. Nosso foco principal é a megacidade de São Paulo e nossa ferramenta científica preferencial é a cartografia. Compreender as relações do ambiente urbano com a saúde em uma megacidade da América Latina pode contribuir para soluções em outras megacidades. Para nós os mapas são a ferramenta ideal para mostrar inequidades em saúde nas cidades. Acreditamos que o conhecimento científico como o que produzimos, discutimos e divulgamos seja crucial para orientar uma gestão urbana baseada em ciência que promova uma cidade mais saudável para todos.

Sediado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, o Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde teve início em 2016, pela geógrafa profa. Dra. Ligia Vizeu Barrozo, a convite do médico prof. Dr. Paulo Saldiva e colaboração da pesquisadora Laís Fajersztajn. O Grupo é a consolidação de anos de parcerias com diversos pesquisadores. Fluido e de natureza multisiciplinar, o grupo inclui geógrafos, médicos, epidemiologistas, urbanistas, estatísticos,  entre outros profissionais, de dentro e fora da USP. O grupo conta ainda com colaboradores do setor público e privado e a imprescindível participação de alunos de graduação e pós.

Grande parte do nosso trabalho consiste em criar um espaço de interação científica para que os integrantes possam discutir seus trabalhos com o grupo e responder a perguntas de natureza transdisciplinar.

Pesquisas