Seminário: Envelhecimento Saudável e Ambiente Urbano

As populações idosas estão aumentando rapidamente em todo o mundo. A prevalência do envelhecimento continua a crescer 3% ao ano. Calcula-se que a população idosa atinja 2 bilhões de pessoas até 2050 [WHO. Global Health and Aging. WHO Rep. 2011;1–3.]. Este crescimento tem impulsionado o número de pesquisas sobre o envelhecimento para garantir o estado saudável da população e manter sua produtividade e qualidade de vida. O conceito de envelhecimento saudável pressupõe baixa chance de doença e incapacidade, alta capacidade de funcionamento cognitivo e físico e envolvimento ativo na vida ou na sociedade [Rowe JW, Kahn RL. Successful Aging. Gerontological Soc Am. 1997;37(4):433–40]. O ambiente urbano é um dos componentes deste complexo desafio. Seria possível, a partir de intervenções urbanísticas tornar nossas cidades mais saudáveis para esta população?

O Seminário acontecerá no dia 8 de março de 2022, das 14 às 16h e contará com as participações de Thiago Hérick de Sá (Age-friendly Environments/World Health Organization), Laís Fajersztajn (membro da Latin American and Caribbean Consortium on Dementia e IEA/USP), Paulo Saldiva (FM e IEA/USP), Egídio Dorea (HU/USP) e Carlos Leite (FAU-Mackenzie; INSPER; e IEA/USP).

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Thiago Hérick de Sá é Bacharel em Esportes, Mestre e Doutor em Nutrição Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Fez Doutorado sanduíche na London School of Hygiene and Tropical Medicine e foi pesquisador visitante na Universidade de Cambridge. Desde 2017 trabalha com ambiente urbano saudável no departamento de Age-friendly Environments/World Health Organization, na sede da Organização Mundial da Saúde.

Laís Fajersztajn é Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.Graduada em Fisioterapia e especialista em Reabilitação Gerontológica, trabalhou no terceiro setor na área de saúde e sustentabilidade. É uma Atlantic Fellow for Equity in Brain Health, com fellowship pós-doutoral no Global Brain Health Institute (University of California, San Francisco).

Paulo Saldiva é médico, Professor Titular da Faculdade de Medicina da USP. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica.

Egídio Lima Dorea possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1999) e doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo (1998). Tem experiência na área de Medicina Interna, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças Crônicas, Prevenção de Quedas e Envelhecimento Ativo.

Carlos Leite é Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (membro permanente da pós-graduação) e Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório de Cidades do Insper. No Instituto de Estudos Avançados foi membro do Grupo de Ciências Cognitivas (1995-97), do Programa Cidades Globais (2018-20) e do Grupo de Estudos em Espaços Urbanos e Saúde (desde 2019). Foi pesquisador visitante na UC Berkeley, Columbia University e IAAC-Barcelona. Coordena os Projetos de Pesquisa Instrumentos Urbanos Inovadores e Urbanismo Social e Saúde e Cidade: Cidades Saudáveis e Uso do Território É autor dos ivros Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes (Bookman, 2012; finalista Prêmio Jabuti) e Social Urbanism in Latin America. Instruments of Planning and Financing" (Springer Nature, 2020).

You may also like...