Anna Karla Almeida é arquiteta urbanista (UEMA – Brasil), e obteve em 2018 o mestrado em Técnica, Patrimônio e Territórios Industriais pela Panthéon-Sorbonne (França). Atualmente está fazendo seu PhD na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL, Suíça) no Laboratório de Urbanismo (Lab-U).
Dr. Thiago Hérick de Sá é um profissional de saúde pública que trabalha com ambiente urbano saudável e questões relacionadas à mobilidade sustentável no Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde, na sede da Organização Mundial da Saúde.
Vitor Pessoa Colombo é arquiteto e doutorando na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL, Suíça) sobre a influência da morfologia urbana em doenças diarreicas, no contexto de grandes cidades africanas marcadas pela segregação sócio-espacial.
Ligia Vizeu Barrozo é geógrafa e Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). No Instituto de Estudos Avançados da USP coordena o grupo de estudos Espaço Urbano e Saúde (espacourbanoesaude.iea.usp.br).
A pandemia de Covid-19 expôs ainda mais as desigualdades sociais e fragilidades no acesso a certos direitos humanos fundamentais, como o acesso à saúde e à mobilidade. O tipo de moradia, a cobertura de saneamento básico, a mobilidade e a qualidade de equipamentos urbanos desempenham um papel essencial na saúde individual e coletiva de uma população.
Como arquitetos e urbanistas podem enfrentar os desafios globais para o desenvolvimento de infra-estruturas e serviços necessários, especialmente nas regiões mais pobres e desiguais do mundo? Quais práticas podem ser implementadas para melhorar a vida dos cidadãos? Como os recursos de tecnologia, de inovação e as próprias comunidades locais podem contribuir?
Para responder a estas perguntas, a swissnex Brazil convidou Anna Karla Almeida, doutoranda na EPFL, para moderar uma discussão entre Vitor Pessoa Colombo, doutorando da EPFL, Ligia Vizeu Barrozo, professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, e Thiago Hérick de Sá, profissional de saúde pública da OMS.
O evento será realizado no dia 4 de março, em português, com tradução simultânea para inglês. Inscreva-se aqui.