Nos dias 3 e 8 de junho, das 15h às 18h35, acontece o “1° Colóquio Científico Espaço Urbano e Saúde: um Olhar sobre a População em Situação de Rua”. Os encontros são organizados pelo Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde, do IEA, e terão transmissão ao vivo. No primeiro dia, o evento terá formato híbrido, e interessados poderão comparecer ao instituto mediante inscrição.

O evento propõe um debate a partir de depoimentos de palestrantes que apresentarão suas visões e experiências sobre o tema, e pretende discutir um recorte de pesquisas acadêmicas realizadas ou em desenvolvimento. As pesquisas serão apresentadas por participantes que tiveram seus projetos selecionados em chamada de trabalhos realizada em abril. Foram aceitos projetos de pesquisa e pesquisas em andamento ou finalizadas elaboradas por alunos de graduação e pós-graduação.

O debate sobre a população em situação de rua compreende seus direitos e cidadania, vulnerabilidade, apropriação de espaços urbanos, condições de saúde, alimentação e higiene, renda, sociabilidade, laços afetivos e segurança – bem como a discussão sobre sua relação com instituições não governamentais de acolhimento e programas de estado. Para os organizadores do evento, a academia tem responsabilidade de propor não apenas a ampliação do conhecimento sobre o assunto, como também a construção de premissas, diagnósticos, diretrizes e formas de ação concreta.

Em 2019, dados sobre o Cadastro Único de beneficiários de programas sociais apontaram que mais de 119 mil famílias estavam em situação de rua no Brasil, com uma concentração de cerca de 70% na região Sudeste. Já o censo antecipado pela Prefeitura de São Paulo de 2021 quantificou quase 32 mil pessoas em situação de rua apenas na cidade, comparado a pouco mais de 24 mil em 2019.

I Colóquio Científico Espaço Urbano e Saúde: um Olhar sobre a População em Situação de Rua
3 e 8 de junho, das 15h às 18h35
Transmissão ao vivo
Evento público e gratuito, com inscrição prévia para o primeiro dia